quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alcatraz

Fuga de Alcatraz com Clint Eastwood
por Cuffman

Filme: Fuga de Alcatraz (Escape From Alcatraz) - 1979
Diretor: Don Siegel
Roteiro: Baseado no livro de J. Campbell Bruce
Estrelando: Clint Eastwood, Patrick McGoohan, Roberts Blossom



Falarei agora de um filme que faz parte de um subgênero que me agrada muito, são os filmes sobre prisões e condenações. Você provavelmente já deve ter assistido alguns que seguem essa linha. Só pra citar os mais famosos, temos " Um Sonho de Liberdade" , " À Espera de Um Milagre " e " A Vida de David Gale ". Outros, embora menos conhecido do grande publico também merecem destaque, tais como "O Expresso da Meia-Noite " e " O Homem de Alcatraz ".

Alcatraz é uma ilha localizada na Baía de São Francisco (Estado da California/EUA). Nesta ilha localizava-se um presidio de segurança máxima que entrou em funcionamento na década de 30. A prisão de Alcatraz era um pouco diferentes dos presídios comuns norte-americanos, suas normas eram muito mais rígidas. Em uma das cenas do filme, o diretor do presídio resume bem o significado dessa prisão:

“Quem desobedece as leis da sociedade vai para a cadeia. Quem desobedece as leis da cadeia vem para Alcatraz”

Em Alcatraz, cada preso tinha uma cela particular, estratégia utilizada para evitar a criação de vinculos entre os presos e consequentemente evitar a elaboração de planos de fuga. A marcação em cima dos detentos era cerrada, havendo cerca de um vigia para cada três presos (a media das prisões comuns era de um vigia para cada sete presos). A prisão era puro concreto ,sendo impossível cavar túneis (devido tal característica, Alcatraz ficou conhecida como “A Rocha”). Sem contar que a prisão estava localizada em uma ilha, com uma distancia de cerca de 1,5 km da terra firme. Como se não bastasse, a água ao redor da ilha era geladíssima e havia uma forte correnteza que mataria na certa qualquer um que tentasse fazer essa travessia a nado. Era também impossível os guardas darem falta de um detendo, pois haviam 12 contagens diárias.


Ambiente interno de Alcatraz. Uma minúscula cela para cada detento

Como você pode notar, aparentemente era impossível fugir de Alcatraz. Ninguém havia conseguido até o momento, mas Frank Morris foi o homem que mudou essa realidade. Devido a sua elevada capacidade de fugas, as autoridades não tiveram outra opção senão envia-lo a mais rigorosas de todas as prisões, onde ele jamais poderia fugir novamente, mas não foi bem assim que aconteceu.

Frank Morris é interpretado por Clint Eastwood. Na foto, Frank conversa com English, que era considerado o detendo mais inteligente de Alcatraz. Como uma forma de status, os presos mais importantes tinham direito de sentar nos degraus mais altos do patio do presídio.


Nesta cena o diretor de Alcatraz inocentemente cortando as unhas, enquanto na ficha de Frank Morris é evidenciado seu elevado Q.I

A fuga de Morris tem certa relevância histórica, pois foi um dos fatores que contribuíram para o fechamento do presidio em 1963 (um ano depois da fuga). Os custos para se manter Alcatraz eram muito mais altos que os dos presídios convencionais (já citei alguns desses fatores parágrafos acima), custos esses que se tornaram injustificáveis quando Alcatraz perdeu a fama de presídio das fugas impossíveis. Suas portas se fecharam pela perda de credibilidade provocado pela fuga e Frank Morris e seu bando.

Como assim seu bando? Bem, na verdade Morris não foge sozinho de Alcatraz, ele obtem a ajuda de outros dois detentos: Os irmão John e Clarence Anglin. Cada um trabalhava em setores distintos do presidio, servindo como peças chaves para a articulação do plano. Durantes os meses de preparação para a fuga, o bando se apropriou do uso de diversos objetos que eram coletados em seus ambientes de trabalho, como por exemplo: papelão e tinta para confecção de cabeças falsas; capas de chuva para confecção de botes e coletes salva-vidas, etc. Seis meses foram necessários para que os detentos conseguissem cavar uma pequena abertura através do concreto que levaria a área de ventilação.

Frank Morris e os demais articulando a fuga durante uma refeição, momento raro de interação entre os detentos em Alcatraz.

O elemento suspense desse filme é muito bem elaborado, ele sempre consegue me provocar um sentimento de nervosismo sempre que o assisto novamente. Mesmo que já tenha assistido esse filme várias vezes, é impressionante como fico assustado quando parece que a qualquer momento Frank Morris e seus comparsas vão ser descobertos pelos vigias.

Não se sabe ao certo se a fuga de Frank Morris , John e Clarence Anglin foi bem sucedida, pois a polícia jamais encontrou seus corpos. Talvez tenham morrido afogado na Baía ou quem sabe sobreviveram e terminaram a vida como Tim Robbins em "Um Sonho de Liberdade". O filme te faz torcer pela segunda opção.


Assistam. Espero que gostem e foi mal ae pelos SPOILERS.
(Obvious)

Nenhum comentário:

Postar um comentário