sexta-feira, 3 de maio de 2013

homossexualismo

I am gay

    

    

    “Um dia histórico para a NBA”.  Foi assim que o ex-craque do basquete americano e atual comentarista de TV, Charles Barkley, definiu a atitude do jogador Jason Collins de se assumir como gay, tornando-se o primeiro atleta do sexo masculino em atividade em um dos quatro esportes mais populares dos EUA a assumir sua sexualidade.

    Vale destacar que Collins, um negão forte (sem qualquer conotação racista), simpático e disciplinado, com 2.13 metros de altura, jogou 12 temporadas na NBA (a liga do basquete americano), marcando uma média de 3,6 pontos e 3,8 rebotes nos 713 jogos que disputou em  toda a sua carreira. Números que não fazem dele um atleta de ponta.

    Este ano jogou no Boston Celtics e foi transferido no meio da temporada para o Washington Wizzards, equipe de menor projeção na Liga. Com a eliminação desta última das finais do campeonato, Collins estava sem contrato  e com grande chance de não ter time para jogar na próxima temporada.

    Entretanto,  a declaração de Collins à revista Sports Illustrated “I’m a 34-year-old NBA center. I’m black. And I’m gay”   é um dos assuntos mais comentados pela mídia americana nestes dois últimos dias. A declaração catapultou-o ao spot lights das TVs que disputam a primazia de entrevistá-lo.

    Com essa surpreendente  projeção midiática pode ser que Collins encontre uma equipe capaz de contratá-lo para a temporada 2013/2014.

    Ele recebeu o apoio de gente como o ex-presidente Bill Clinton: “um momento importante para o esporte profissional e para a história da comunidade LGBT”.  E pediu o apoio da Liga para que Collins possa seguir jogando na próxima temporada.

    Obama declarou-se "impressionado com a coragem de Collins e manifestou apoio à decisão do atleta”.

    A Human Rights Campaign, organização que luta pelos direitos civis para os homossexuais: “Collins mudou para sempre a face do esporte".

    David Stern, dirigente máximo da NBA:  "Estamos orgulhosos dele ter assumido a  liderança nesta questão tão importante".

    Seus colegas, atletas da NBA também tuitaram mensagens de apoio a Jason Collins.

    Por que Collins escolheu este momento para revelar seu segredo ao mundo?  Ele contou que a morte de três pessoas nas explosões durante a maratona de Boston o levou a fazer o anúncio e explicou: “As coisas podem mudar em um instante, então por que não levar a vida de uma maneira sincera?”.

    Nota do autor:   Nesta terça-feira, apareceu uma ex-noiva de Jason Collins. Carolyn Moos, 34 anos,  disse que ele rompeu o noivado em 2009 na véspera do casamento, o que a deixou desolada e confusa. Ela declarou à revista de celebridades TMZ : “Isso é muito emocional para mim como uma mulher que investiu oito anos no sonho de ter um marido, uma alma gêmea e melhor amiga dele. Por tudo isso, é difícil de entender essa posição assumida por ele”.
(Direto da Redação)
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário