sábado, 14 de dezembro de 2013

Filmes


La femme du Vème - Um suspense psicológico franco-polonês
em Resenhas por Lynn Francis Colling em 03 de ago de 2012 às 06:08

Ethan Hawke estrela suspense psicológico franco-polonês, inspirado em um clássico de Roman Polanski.


the-woman-in-the-fifth-filme-crítica.jpg“La femme du Vème” (ainda sem título oficial em português) é uma produção franco-polonesa, dirigida pelo cineasta Paweł Pawlikowski. Apesar de não ser popular no Brasil, o cineasta de origem polonesa trouxe dois nomes de peso para protagonizar seu suspense psicológico. Ethan Hawke e Kristin Scott Thomas formam um estranho par romântico e alimentam uma trama de puro mistério.

O roteiro do filme foi adaptado da obra escrita por Douglas Kennedy e narra a chegada de Tom em Paris, um escritor norte-americano, divorciado, que deseja reencontrar sua filha. Com um passado misterioso e expulso da casa de sua ex-mulher, Tom pede refúgio em um hotel barato e acaba se envolvendo com a namorada do proprietário. Mas outra mulher acaba chamando a sua atenção, a tradutora de livros húngara chamada Margit. O breve romance vivido entre eles acaba ativando a imaginação literária de Tom, mas após uma série de eventos, ele descobre que existe um preço alto a ser pago por essa aventura em Paris.

the-woman-in-the-fifth-filme-resenha-cinema.jpgQuem conhece um pouco do cinema realizado por Roman Polanski perceberá facilmente a forte influência de um dos seus melhores filmes. “O Inquilino” (The Tenant) foi a clara inspiração do diretor Paweł Pawlikowski em “La femme du Vème”. Longe de atingir o nível de qualidade do suspense dirigido por Polanski, o filme consegue instigar o espectador a descobrir o que é verdade dentro da história. A seriedade é a característica dominante do filme, passa pela direção, fotografia, cenários, trilha-sonora e atinge o seu ápice na atuação dos protagonistas. Raramente assistimos um sorriso de um dos personagens, que parecem estar tão confusos quanto o espectador.

Um dos grandes problemas de “La femme du Vème” é que o filme não cativa o espectador. Apesar de a trama apresentar um grande potencial, há muitas lacunas deixadas em branco por Paweł Pawlikowski. O passado de Tom não é esclarecido, o único momento onde o roteiro entrega uma pequena pista do que aconteceu é através da expressão facial da ex-mulher de Tom, que chama a polícia ao vê-lo em seu apartamento. A única certeza que “La femme du Vème” consegue transmitir é o fascínio pela mente perturbada de seu protagonista, característica também presente em “O Inquilino”.

La-Femme-Du-Veme filme.jpgPaweł Pawlikowski certamente se esforçou para retratar o submundo da elegante capital francesa. Um dos grandes acertos do filme foi o cuidado do diretor em retratar o isolamento do personagem de Ethan Hawke, o que resultou em uma fotografia e efeitos sonoros perfeitos. Mas durante os minutos finais do filme, o espectador se depara com um fato inesperado, que acaba conduzindo o filme para um caminho desastroso e intangível.

Ethan Hawke arranha seu francês durante todo o filme, mas suas expressões de agonia, isolamento e confusão retratam perfeitamente o sentimento do espectador. Com uma pequena participação, Kristin Scott Thomas seduz com seu sotaque húngaro e entrega uma atuação competente. Mas faltou uma química mais convincente entre os atores principais, que encaram a câmera e não parecem entender a razão de seu relacionamento.

“La femme du Vème” é um filme sem objetivo e que deixa um branco na mente do público. Apesar de possuir elementos dignos de qualquer filme de suspense psicológico, o roteiro não conseguiu encontrar uma luz no fim do túnel.


Torne-se fã da nossa página no facebook!
lynncolling
Artigo da autoria de Lynn Francis Colling.
Publicitária, cinéfila e idealizadora do blog Película Criativa..
Saiba como fazer parte da obvious.

Nenhum comentário:

Postar um comentário