domingo, 22 de dezembro de 2013

Snowden



Edward Snowden: “Um Manifesto pela Verdade”

Edward Snowden Pens “A Manifesto for the Truth”
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

As revelações, que prosseguem, sobre as práticas de vigilância avassaladora pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, “estão levando a sociedade a exigir reformas políticas, controle social e novas leis” – escreveu Edward Snowden em carta aberta intitulada “Um Manifesto pela Verdade” (em alemão), na qual prega a ação internacional continuada contra os piores agressores, culpados de crime de violação da privacidade global (matéria de capa da edição dessa semana de Der Spiegel).

A carta, publicada em alemão, no domingo, na revista Der Spiegel, destaca o modo como os vazamentos de Snowden despertaram um debate crucialmente importante sobre as táticas da Agência de Segurança Nacional dos EUA e outras agências de vigilância, e cobra continuada pressão internacional contra a ação dos governos.

“Temos o dever moral de assegurar que nossas leis e valores limitem os programas de vigilância e protejam direitos humanos” – Snowden escreve na carta que, segundo a revista alemã, for redigida na 6ª-feira, em Moscou. 

“Embora a Agência de Segurança Nacional dos EUA e a agência de segurança nacional britânica,GCHQ, pareçam ser as agentes das principais agressões – pelo menos conforme os documentos que estão sendo divulgados para o grande público”, escreve Snowden – “não podemos esquecer que a vigilância massiva contra os cidadãos é problema global que exige solução global”.

Essa solução, para Snowden, seria agora possível, porque as populações sabem mais e estão mais conscientes do que acontece.

Apesar de “caça às bruxas como jamais se viu antes que ameaça jornalistas que denunciem os crimes e infrações dos governos”, escreve Snowden, “os vazamentos de material da Agência de Segurança Nacional dos EUA já ampliaram a consciência pública e continuarão a estimular uma reforma baseada no desejo dos cidadãos”.

"Manifesto pela verdade" (foto da matéria de Der Spiegel)
“Em vez de causar danos, a serventia para o grande público de uma nova compreensão já está hoje bem clara, e já se sugerem reformas de caráter político, de supervisão e novas leis” – Snowden escreveu.

“Os cidadãos têm de lutar contra a supressão de informações relativas a questões de importância essencial para a opinião pública” – como se lê em tradução publicada pela agência Reuters. “Quem diga a verdade não comete crime”.

“O mundo aprendeu muito, em curto período de tempo, sobre o quanto é irresponsável a ação das agências de segurança e, igualmente, a operação dos programas de vigilância ilegal” – escreveu ele. – “O debate que aquelas agências e agentes queriam impedir, já está em pleno andamento em muitos países, em todo o mundo”.

[*] Jacob Chamberlain é editor associado do sítio Commondreams. Além de escrever e editar artigos, gerencia a Newswire Progressive e seções de vídeos do sítio. Antes de ingressar em Commondreams - janeiro de 2012 - Jacob obteve mestrado em Cultura pós-colonial e Política Global do Goldsmiths College, University of London. Jacob ganhou valiosa experiência em vários campos e questões de justiça social em organizações progressistas, em comunicação online, mídia social e jornalismo, incluindo a Provisions Library em Washington, DC, o Institute of Race Relations em Londres, e Praxis Community Projects em Londres.
Email: jacob@commondreams.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário