domingo, 6 de maio de 2012

Paris

Chéri à Paris: Última Edição By admin – 16/04/2012Posted in: Crónica, Cultura, Posts Este texto encerra a coluna: não tem mais sentido escrevê-la, agora que voltei ao Brasil. Vem aí novo projeto Por Daniel Cariello* Caros amigos, esse é o último texto do Chéri à Paris, projeto que comecei assim que cheguei à França, 5 anos atrás. Não tem mais sentido escrever as desventuras de um brasileiro na terra do fromage agora que voltei ao país do queijo prato. Como peguei gosto pela vida de blogueiro, semana que vem inicio um novo projeto, completamente diferente deste. O link será divulgado aqui. Muito obrigado a todos que me acompanharam. À bientôt! — - Din dão, berrou a campainha, com seu sotaque brasileiríssimo. Fui abrir meio cabreiro, achando tratar-se do vizinho que, dias antes, saíra peladão no corredor para buscar seus jornais, bem na hora em que eu ia para o trabalho. Vai que era ele de novo, querendo, sei lá, um pouco de açúcar, metido em seus (não) trajes habituais. Espiei cautelosamente pelo olho mágico e não vi ninguém. Voltei pro sofá. A campainha gritou de novo. Olhei e outra vez não visualizei quem teria apertado o botão. Fiquei esperando atrás da porta e a abri de supetão assim que a sineta soou pela terceira vez. Do outro lado, uma mocinha tímida, com um lenço no pescoço e cara de anjo. - Bom dia, falei. - Bonjour, respondeu em francês. - Qui es-tu? - Sou as suas lembranças parisienses. - Minhas lembranças? - Oui. - E o que você está fazendo aqui? - Foi você quem me chamou. - Eu? - Sim, você. Aliás, chamou a mim e àquele ali. - Quem? Não estou vendo ninguém. - Olha de novo, com atenção. - Eita!, exclamei, surpreso com o súbito aparecimento de um velho ranzinza – E você, quem é? - Tu ne me reconnais pas? Sou também as suas lembranças, putain! Não estava entendendo mais nada. Convidei-os para entrar. - Querem água, café? - Não, obrigada, sorriu a menina. - A água tá gelada? Porque eu só gosto de água gelada. E esse café? É arábico? De onde vem? Qual a máquina que você usa? É conservado na geladeira? Porque senão ele perde o gosto. Depois de revirar a casa até encontrar mel para adoçar o café do velho, que não tomava nada com açúcar, exigi algumas explicações. - Alors, que faites-vous là? - Você não escutou a menina? Foi você quem chamou a gente!, gritou o idoso. Se quer que a gente vá embora, é só dizer. - Calma, só quero entender o que vocês estão fazendo aqui. - Você nunca notou, mas te acompanhamos desde que você deixou Paris, disse a mocinha num quase sussurro. Você nos trouxe para Brasília. - Eu? - É, assim são as lembranças, elas nos acompanham mesmo sem a gente querer. Eu, por exemplo, trago as recordações inocentes das suas primeiras experiências em Paris. A primeira baguete, o primeiro pedaço de comté, a primeira volta no marché d’Aligre, a primeira festa que você tocou como DJ, o primeiro encontro com a Edith, a primeira pelada com o Chico Buarque, o primeiro jantar que você preparou no restaurante associativo da rua, a primeira vez que você esteve em casa com a Louise… - Só bons momentos. Fiquei olhando para o nada por um longo instante, até ser interrompido. - Bons momentos coisa nenhuma, retrucou o velho. Você acha que foram bons porque o tempo apagou as más impressões. Mas estou aqui para te lembrar que a vida não é uma propaganda de margarina. - De manteiga, você quer dizer, estamos falando da França. - Isso, a vida não é uma propaganda de manteiga ou de sabão em pó. Você deve se lembrar bem de quando chegou a Paris e as pessoas conversavam ao seu redor. Você não pescava nada. - Lembro sim. Era duro. Eu ficava perdido… - Não disse? Quer pior lembrança do que essa? - Mas também foi ótimo perceber que a língua francesa aos poucos ia fazendo mais sentido para mim. E quando tive minha primeira conversa em francês? Cara, foi sensacional! - Zut! E do primeiro inverno, lembra? Aquele frio de rachar. Você detesta o frio. Seu dedão congela, seu nariz escorre, sua orelha dói. Isso foi horrível, não foi? - O frio é dose mesmo. Mas foi no primeiro inverno que eu descobri a neve. Fiquei hipnotizado como uma criança diante de um novo brinquedo. Uma lembrança inesquecível. - Mais c’est pas possible. O mau humor francês, desse você se recorda bem, né? Tem coisa pior do que o nosso mau humor? Quantas vezes você não teve vontade de estrangular alguém? - Estrangular nada, guilhotinar! De vez em quando eu queria fatiar um, começando por essa protuberância que vocês carregam no meio do rosto e chamam de nariz. - Viu só? Nem tudo era flores. - Mas depois de me irritar algumas vezes eu descobri que o mau humor de vocês não é pra ser levado tão a sério. Faz parte do folclore local, vocês adoram alimentá-lo. E ele ainda me rendeu várias crônicas. - Mas que droga! Raios de brasileiro otimista! Viveu 5 anos na França e não aprendeu nada? Nem reclamar você reclama mais. Fica achando tudo lindo, fofo, colorido, doce, como se fosse sempre páscoa. Que coisa mais sem graça. Quer saber? Desisto. Fui. Je suis parti! O velho abriu a porta da casa e desapareceu antes de chegar ao elevador. - Eita, velho reclamão, disse a menina. Aposto que já foi perturbar outro com sua ranzinzice. Deixa eu ir lá cuidar dele Abracei-a e ela me deu um beijo no rosto, despedindo-se. Devolvi o beijo e fechei a porta atrás dela. Ao virar-me, vi seu lenço no chão. No mesmo instante, a campainha tocou novamente. Só podia ser ela. Abri. Era o vizinho, pelado, pedindo açúcar. – (*) Daniel Cariello é colaborador regular do Outras Palavras. Escreve a crônica semanal Chéri à Paris, [Save as PDF] [Save as XML] [Print this Post] (Outras Palavras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário