domingo, 31 de julho de 2011

Vandré

Tenho lido muitos textos sobre o Vandré. Gostaria de colaborar com uma pequena reflexão.
Desconfio que está na hora de desconstruirmos mitologias, totens e tabús e darmos uma espiadinha na realidade. Converse com os contemporâneos que viveram no Chile na mesma época que o Vandré e poderá constatar que nem tudo ia bem com o poeta. Afeito ao consumo de cannabis & efluvios lisérgicos num país onde a esquerda no poder era extremamente conservadora no que diz respeito a experiências com as chamadas drogas, o cantor ia abastecer-se entre, os chamados pejorativamente de, "hippyes"que ficavam no parque a beira do rio Mapocho e que se encarregaram de depenar a casa do músico de seus eletro-eletrônicos, num Chile onde não abundavam sofisticados equipamentos de gravação, como os que trouxera da europa, gerando enorme cobiça por parte de seus companheiros de "viagem".
As pessoas perceberam que nada ia bem com ele quando saiu de carro pela Avenida Coatanera, uma espécie de Marginal Tietê dirigindo pela contramão até bater. A partir daí buscou-se uma solução negociada para o retorno de um dos maiores talentos da arte brasileira.
Ao exílio, as pessoas reagem como podem: Jango cunhou a melhor definição: "O exílio é uma invenção do diabo", Ferreira Gullar escreveu o Poema Sujo, Boal montou o Teatro do Oprimido e disseminou sua idéia mundoi afora. Glauber tentou filmar numa série de paises e viajava furiosamente como se fosse em busca de si mesmo. Para Vandré acharam a solução do retôrno, caminho adotado por tantos outros como Cacá Diegues, Chico Buarque, Gil e Caetano que sairam do Brasil pós AI-V para salvar suas peles. Vandré retornou, mais solitário do que nunca.
Ao invés de buscar explicações políticas para o Vandré, conversem com seus amigos e encontrarão razões mais humanas para o que ocorreu com o nosso grande artista. Sejamos generosos com ele, como seríamos com um irmão ferido e que precisa de afeto, não explicações comportamentais. Não basta colocar a culpa na ditadura, é preciso entender o Homem
Silvio Tendler
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário