quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Brecht

Por um bom motivo. Eu cresci como filho De gente abastada. Meus pais Me colocaram um colarinho, e me educaram No hábito de ser servido E me ensinaram a dar ordens. Mas quando Já crescido, olhei em torno de mim Não me agradaram as pessoas da minha classe e me juntei À gente pequena. Assim Eles criaram um traidor, ensinaram-lhe Suas artes, e ele Denuncia-os ao inimigo. Sim, eu conto seus segredos. Fico Entre o povo e explico Como eles trapaceiam, e digo o que virá, pois Estou instruído em seus planos. O latim de seus clérigos corruptos Traduzo palavra por palavra em linguagem comum, Então Ele se revela uma farsa. Tomo A balança da sua justiça e mostro Os pesos falsos. E os seus informantes relatam Que me encontro entre os despossuídos, quando Tramam a revolta. Eles me advertiram e me tomaram O que ganhei com meu trabalho. E quando me corrigi Eles foram me caçar, mas Em minha casa Encontraram apenas escritos que expunham Suas tramas contra o povo. Então Enviaram uma ordem de prisão Acusando-me de ter idéias baixas, isto é As idéias da gente baixa. Aonde vou sou marcado Aos olhos dos possuidores. Mas os despossuídos Lêem a ordem de prisão E me oferecem abrigo. Você, dizem Foi expulso por bom motivo. Bertolt Brecht (1898-1956) Mais sobre Bertolt Brecht em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário