terça-feira, 5 de julho de 2011

Drama ou Tragédia

Drama ou tragédia?


Qui, 30 de Junho de 2011 23:58

O drama (ou seria melhor dizer tragédia?) do país decorre de fatores estruturais e conjunturais.

Os primeiros são: a dependência econômica, que nos acompanha desde o nascedouro e a escravidão que enodoou o país por mais de trezentos anos. Ambos somaram-se para criar uma sociedade dividida, hierarquizada, autoritária e cruel.

Os fatores de ordem conjuntural estão ligados à crise econômica mundial. Isto pode ser explicado da seguinte maneira: os capitais dos países desenvolvidos, na falta de oportunidades de investimentos decorrente do quadro recessivo em que tais países se encontram, saem pelo mundo em busca de valorização financeira; como o Brasil pratica uma das taxas de juros mais altas do mundo, eles vêm para cá, inundando nossas bolsas de valores com divisas.

O acúmulo de divisas gera a folga orçamentária que permite ao governo financiar a farra do consumismo irresponsável. Com os subsídios do crédito fácil e dos juros baixos, passam a ter acesso a bens de prestígio grupos sociais que jamais tiveram esse acesso.

Isto lhes dá a confortável sensação de haverem ascendido de classe social. Pura ilusão, mas suficiente para que atribuam a Lula a mágica que lhes beneficiou.

Basta uma ligeira melhora no quadro recessivo dos países desenvolvidos para que os capitais “golondrinas” retornem aos seus países em menos de vinte e quatro horas. Ao Brasil restarão as falências, o desemprego e mais uma oportunidade de desenvolvimento perdida.

Objeta-se a este raciocínio com o fato de que o intercâmbio comercial do Brasil com a China responde mais pela bonança econômica do que os capitais estrangeiros aplicados em nossas bolsas.

A objeção aparenta ter alguma base, mas não resiste ao argumento de que, como qualquer economista sabe, a economia chinesa pode explodir a qualquer momento.

Nessa hora, ao Brasil restarão as falências, o desemprego e mais uma oportunidade de desenvolvimento perdida.

Que fazer diante de uma realidade política assim adversa?

Assim como o agricultor tem distintas tarefas no verão e no inverno, a esquerda tem tarefas diferentes nas distintas conjunturas em que deve agir.

No rigoroso inverno político em que nos encontramos, suas tarefas parecem ser: organização, aprofundamento teórico, formação de militantes. Sem, contudo, abandonar as ruas, conclamando a massa a lutar pelos seus direitos (ainda que saiba não ser ouvida), a fim de ganhar credibilidade perante ela.


(Correio da Cidadania)

Nenhum comentário:

Postar um comentário