segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Médicos Cubanos

Médicos cubanos reafirmam compromisso com saúde haitiana

A Brigada Médica Cubana no Haiti ratificou o compromisso de continuar seu trabalho no país. O ideal dos médicos cubanos é fortalecer o sistema de saúde do país caribenho, que carece de diversos serviços públicos e teve sua situação agravada após o terremoto de 2010.

Médicos cubanos

Desde que chegaram ao Haiti, os médicos cubanos já atenderam 19 milhões 700 mil pessoas
Em uma assembléia, que também analisou os resultados do ano anterior, emergiram diversos critérios para fortalecer o sistema de saúde haitiano, com ênfase no atendimento primário.

Ricardo García, embaixador de Havana em Porto Príncipe, ressaltou aos profissionais de seu país, durante a assembleia que também analisou os resultados de 2012 "a continuar brindando atenção médica de qualidade a este irmão povo".

Os galenos cubanos atenderam em 2012 a 1 milhão 446 mil haitianos, número que chega a 19 milhões 700 mil desde que chegaram esta nação em 1998.

Ao mesmo tempo, precisou o coordenador da missão médica, Norberto Ramos, "foram tratadas 8.852 grávidas e operados mediante a Operação Milagre 3.070 pessoas.

Essa iniciativa, impulsionada por Cuba e Venezuela, está dirigida a atender e operar de maneira gratuita a doentes oftalmológicos.

Além disso, os médicos cubanos socorreram 324 casos de cólera e desenvolveram ações para evitar a propagação da epidemia, cujas vítimas mortais desde outubro de 2010 ultrapassam a cifra de 7.600 pessoas.

Fonte: Prensa Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário