segunda-feira, 18 de abril de 2011

Israel

Israel bombardeia Gaza enquanto palestinos homenageiam pacifista italiano
Compartilhe
Aviões militares de Israel atacaram neste sábado (16/04) duas localidades de Gaza, em meio ao luto pelo assassinato do pacifista italiano Vittorio Arrigoni. Testemunhas disseram que a aviação israelense disparou artilharia pesada contra duas supostas bases militares do grupo palestino Hamas no acampamento de refugiados de Ash-Shati e no bairro de Zaytoun, ambos na zona norte da faixa.

Não há informações sobre vítimas. O comando militar confirmou as ações, em represália pelo lançamento de foguetes em direção à cidade israelense de Ashdood.

Leia mais:
Ativista italiano pró-palestinos é morto em Gaza por extremistas
Palestinos teriam oferecido boa parte de Jerusalém a Israel
Israel e milícias palestinas se comprometem com cessar-fogo em Gaza
Cerca de 20 palestinos morrem na pior ofensiva israelense em dois anos
Bombardeios israelenses matam dez palestinos na Faixa de Gaza
Após ataques iraelenses, Hamas declara cessar-fogo
Dois palestinos são mortos em bombardeio israelense sobre Gaza

Ontem, jovens palestinos e ativistas participaram de um funeral simbólico pelo assassinato de Arrigoni, achado enforcado em uma casa em Gaza, após um grupo salafista ameaçar executá-lo.

A procissão fúnebre iniciou-se na praça Jundi com bandeiras palestinas e italianas e fotos do ativista assassinado, bem como com gritos de morte ao terrorismo" e "com nossa alma e nosso sangue nos sacrificamos por ti, Víctor".

O líder de Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, ordenou que o Ministério do Interior abra uma investigação criminosa que permita capturar os implicados no crime atribuído à milícia salafista (corrente islâmica extremista) Tawhid wal-Jihad.

No entanto, o grupo, vinculado à Al-Qaeda, negou qualquer envolvimento no sequestro e assassinato de Arrigoni, enquanto o Hamas acusou Israel de estar por trás do crime, pelo fato de Arrigoni ter sido um ferrenho crítico das políticas sionistas e as comparou com os crimes nazistas.

(Operamundi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário